quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Estamos no SAPO

http://murtosaciclavel.blogs.sapo.pt/

Município da Murtosa acolheu Workshops Nacionais sobre Mobilidade Ciclável e Pedonal

No passado dia 29 de Novembro, o Salão Nobre da Câmara Municipal da Murtosa acolheu dois Workshops, realizados no âmbito do Projecto Mobilidade Sustentável, organizados pela Agência Portuguesa do Ambiente, versando, respectivamente, as "redes cicláveis" e as "redes pedonais".
As sessões de trabalho reuniram, na Murtosa, a Dra. Regina Vilão, Directora da Agência Portuguesa do Ambiente, o Prof. Rosa Pires e o Prof. José Carlos Mota, da Universidade de Aveiro, o Presidente da Câmara Municipal da Murtosa, Dr. Santos Sousa, e respectivo grupo de trabalho municipal, e uma série de representantes de várias Câmaras Municipais, Universidades e Institutos Politécnicos nacionais
O objectivo dos Workshops foi, essencialmente, apresentar diferentes abordagens sobre a temática da mobilidade, colhendo as experiências de cada uma das entidades presentes, com vista a concertar estratégias comuns nessa área.
A escolha do Município da Murtosa para a realização, a nível nacional, destes workshops, representa o reconhecimento do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Câmara Municipal da Murtosa, em conjunto com a Universidade de Aveiro e com a Agência Portuguesa do Ambiente, no âmbito do Projecto Mobilidade Sustentável.
Recorde-se que o Município da Murtosa foi um dos 40 municípios nacionais – o único do Distrito de Aveiro - seleccionados para integrarem o Projecto Mobilidade Sustentável, promovido pela Agência Portuguesa do Ambiente.
Da colaboração entre a Universidade de Aveiro e a Câmara Municipal da Murtosa nasceu o Projecto "Murtosa Ciclável", uma rede institucional à volta da promoção da bicicleta, que reúne já, para além da edilidade e da universidade, a ABIMOTA, uma associação de fabricantes de bicicletas, o projecto BioRia, a EB 2/3 com Secundário Padre António Morais da Fonseca e a INOVARIA.
No âmbito da "Murtosa Ciclável", está já a ser projectada uma rede integrada de ciclovias no Concelho da Murtosa, com vista à sua futura implementação física. Estão igualmente a ser definidos uma série de percursos e roteiros cicláveis, que visam a promoção cultural e ambiental do Concelho da Murtosa. http://www.cm-murtosa.pt/Templates/GenericDetails.aspx?id_object=3253&divName=116s154s4&id_class=4

"Murtosa Ciclável” quer ser exemplo nacional

O concelho da Murtosa quer impulsionar a criação da rede portuguesa de municípios com ciclovias.

O desafio vai ser lançado através do projecto “Murtosa Ciclável” que está a ser dinamizado pela autarquia com a colaboração da Universidade de Aveiro, entre outros parceiros.

A iniciativa decorre no âmbito projecto “Mobilidade Sustentável”, que é promovido pela Agência Portuguesa de Ambiente.

A candidatura murtoseira foi uma das 50 escolhidas num universo de 124 e a única do distrito de Aveiro a passar a fase de selecção.

O concelho tem uma forte tradição no uso de bicicletas, sobretudo entre jovens e idosos, graças às condições morfológicas do território que favorecem a mobilidade quotidiana ou de lazer, neste caso devido à sua beleza paisagística.

“Pretendemos contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas e dinamizar a economia com o turismo de natureza, já que estamos no coração da Ria e há potencialidades a explorar para sermos exemplo para o Pais”, disse o presidente da Câmara, Santos Sousa.

A edilidade tem investido na criação de ciclovias e percursos pedonais, fazendo incluir nos planos de pormenor. “Tentamos voltar a dar estatuto social à bicicleta e reabiliar esse meio de transporte que nos pode ser muito útil”, referiu o autarca [ouvir].

Depois de um workshop de lançamento, o projecto “Murtosa Cicável” deverá organizar em Março ou Abril do próximo ano seminário internacional com a presença de convidados para darem a conhecer outras iniciativas de interesse.

Uma oportunidade também para ligar Portugal às redes internacionais de ciclovias. A Câmara tem vindo a construir uma série de vias cicláveis urbanas - como são os casos das ciclovias da Avenida do Emigrante, na Murtosa e da Avenida da Circunvalação, na Torreira - e a potenciar a utilização de caminhos rurais e ribeirinhos para a prática do cicloturismo, por via da sua regularização e beneficiação.

Calcula-se que cerca de 60 por cento da população da Murtosa utilize a bicicleta como meio de transporte principal, valor que sobe para os 90 por cento se considerada apenas a população em idade escolar.

http://www.noticiasdeaveiro.pt/default.asp?c=noticiario&i=3172