quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Município da Murtosa acolheu Workshops Nacionais sobre Mobilidade Ciclável e Pedonal

No passado dia 29 de Novembro, o Salão Nobre da Câmara Municipal da Murtosa acolheu dois Workshops, realizados no âmbito do Projecto Mobilidade Sustentável, organizados pela Agência Portuguesa do Ambiente, versando, respectivamente, as "redes cicláveis" e as "redes pedonais".
As sessões de trabalho reuniram, na Murtosa, a Dra. Regina Vilão, Directora da Agência Portuguesa do Ambiente, o Prof. Rosa Pires e o Prof. José Carlos Mota, da Universidade de Aveiro, o Presidente da Câmara Municipal da Murtosa, Dr. Santos Sousa, e respectivo grupo de trabalho municipal, e uma série de representantes de várias Câmaras Municipais, Universidades e Institutos Politécnicos nacionais
O objectivo dos Workshops foi, essencialmente, apresentar diferentes abordagens sobre a temática da mobilidade, colhendo as experiências de cada uma das entidades presentes, com vista a concertar estratégias comuns nessa área.
A escolha do Município da Murtosa para a realização, a nível nacional, destes workshops, representa o reconhecimento do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Câmara Municipal da Murtosa, em conjunto com a Universidade de Aveiro e com a Agência Portuguesa do Ambiente, no âmbito do Projecto Mobilidade Sustentável.
Recorde-se que o Município da Murtosa foi um dos 40 municípios nacionais – o único do Distrito de Aveiro - seleccionados para integrarem o Projecto Mobilidade Sustentável, promovido pela Agência Portuguesa do Ambiente.
Da colaboração entre a Universidade de Aveiro e a Câmara Municipal da Murtosa nasceu o Projecto "Murtosa Ciclável", uma rede institucional à volta da promoção da bicicleta, que reúne já, para além da edilidade e da universidade, a ABIMOTA, uma associação de fabricantes de bicicletas, o projecto BioRia, a EB 2/3 com Secundário Padre António Morais da Fonseca e a INOVARIA.
No âmbito da "Murtosa Ciclável", está já a ser projectada uma rede integrada de ciclovias no Concelho da Murtosa, com vista à sua futura implementação física. Estão igualmente a ser definidos uma série de percursos e roteiros cicláveis, que visam a promoção cultural e ambiental do Concelho da Murtosa. http://www.cm-murtosa.pt/Templates/GenericDetails.aspx?id_object=3253&divName=116s154s4&id_class=4

Sem comentários: